Videos

veterinarios-madeira

Veterinários da Madeira / Sociedade Civil

Os Veterinários vão continuar a lutar.

Penso que escrevo em nome dos Veterinários da Madeira, nós estamos alerta e vamos atuar quando descobrirmos situações de maus tratos como a que me chegou esta semana, seja em que Concelho for da Madeira. Quem tiver conhecimento de situações de abandono, faça-nos chegar essa informação.

O abandono de animais é algo tão cruel quanto a própria violência física – e, infelizmente, acontece com frequência. Esta semana foi um pouco dura do ponto de vista da tomada de consciência de que ainda existem aqui na Madeira muitos animais que sofrem maus tratos e abandono, já o sabíamos, mas mesmo assim foi como que um “wake up call”. Estamos a lidar com um caso de um cão abandonado, atropelado e em enorme sofrimento. Fomos busca-los e estamos a cuidar dele com os melhores cuidados médicos possíveis e com carinho e ternura. Mas, enfim, estamos ainda em choque como é possível haver pessoas sem coração e tão desumanas que conseguem deixar o seu companheiro de muitos anos está ali, ferido, desamparado, agoniado e cheio de tristeza. A nós Veterinários, compete-nos atuar e exercer de forma profissional socorrendo estes amigos de 4 patas.

Mas também, nós veterinários temos a responsabilidade social de apurar responsabilidades, mas também sensibilizar sempre que possível.

Este vídeo emocionante, criado pela 30 Millions d’Amis, uma fundação que defende os animais, critica essa atitude de abandono, tocando em um ponto sensível: um cachorro nunca abandona seu amigo humano, mesmo que este o faça.

“Ele nunca te vai abandonar. Não abandone”.